K-Pop 101– Você ama a Coréia do Sul e nem sabe…

A Coréia do Sul é um relativamente pequeno país ao sul da Ásia que fica entre a China e o Japão. O idioma é diferente, a cultura tem suas semelhanças em certos pontos, mas ainda é muito distinta em outros, quanto a culinária podemos colocar o tempero de uma boa comida chinesa, mais pimenta que a culinária mexicana, e o caráter saudável da culinária japonesa, e não, na Coréia não é todo mundo que come cachorros e escorpiões ¬¬’’.
samgyupsal
Por exemplo, assistam esses videos. Isso é Samgyeopsal e Samchi Gui e Budae Jjiggae, comidas muito coreanas! Se você não fala Inglês, tudo bem, você só precisa assistir Smiley piscando

Você provavelmente nunca deu atenção a Coréia do Sul e nunca soube mais do que a briga entre Coréia do Norte e do Sul, mas esses países são tão mais importantes que isso. Se você tem um celular Samsung, um tênis FILA, um eletroeletrônico da LG, conhece a Kia Motors, quer que BB Cream seja vendido na farmácia mais próxima da sua casa e deseja ter um Sonata, um Azera ou um Veloster da Hyundai, você ama a Coréia do Sul e nem sabe.
Slide1Slide2
Você não precisa se apaixonar pela Coréia para gostar de K-Pop, mas acaba acontecendo mesmo assim, acontece que o K-pop está conectado aos produtos coreanos, ao esporte e consequentemente à cultura do país. Os ídolos coreanos ou K-Idols como são chamados, são na maioria das vezes os protagonistas das campanhas publicitárias dessas grandes marcas que já conhecemos. Infelizmente como o k-pop não é popular em todos os lugares do mundo, cada marca faz um comercial voltado para o público alvo em questão, então nos comerciais desses produtos transmitidos em nosso país eles não aparecem, mas na Coréia esses cantores colocam todos os produtos que anunciam em listas de desejo da população sul-coreana e de outros países da Ásia, bem como dos fãs internacionais como eu.
smtownpylyounique2i
A Hyundai pagou a SM Entertainment pra juntar alguns dos melhores dançarinos da agência e formar um grupo temporário chamado YOUNIQUE UNIT e lançar a música MAXSTEP para promover a campanha PREMIUM YOUNIQUE LIFESTYLE do Veloster, o grupo foi constituído por: Eunhyuk e Henry do grupo SUPER JUNIOR, LuHan e Kai do grupo EXO, Taemin do grupo SHINee e Hyoyeon do grupo GIRLS GENERATION (SNSD).
A Hyundai também juntou BIGBANG da YG Entertainment e YuNa Kim para a campanha publicitária na Copa do Mundo Sul-Africana em apoio a seleção sul-coreana de futebol.
BigBang-KimYuna-06
A LG usou Girls Generation (SNSD) na campanha publicitária da sua TV 3D, Smart TV  e o celular Chocolate, entre outros produtos da marca.
“Chocolate Love” é uma campanha publicitária da LG e mesmo assim é uma das minhas músicas favoritas do Girls Generation!
E tem ainda os bobos, porém hilários, comerciais da Samsung com Girls Generation e DBSK. Yunho e Jaejoong brigando por uma garota já  é fora de questão, mas Yunho perdendo a garota para o Jaejoong é ainda pior. Yoochun morre de medo de altura e tem o sempre Forever Alone Junsu chegando na hora errada e interpretando tudo errado…ou não. E Changmin sempre se dando bem…ou não também.
 
Outras curiosidades que podem fazer você adorar a Coréia do Sul:
- Muitos cosméticos na Coréia do Sul tem suas campanhas publicitárias protagonizadas por homens. Pra eles um homem bonito vende mais pra  uma mulher do que uma mulher venderia para outra, o que eu particularmente concordo.
tony-moly-luminous-pure-aura-cc-cream-jyj
- Homens modernos usam maquiagem. BB Cream pra ser mais exata é uma espécie de base leve e totalmente mágica que homens coreanos também usam no dia-a-dia para cobrir imperfeições da pele, e isso de nenhuma maneira fere a masculinade deles. Pra entender mais sobre isso leia o post sobre os famosos “Flower Boys” AQUI.
- Muitos restaurantes tem um sistema de entrega a domicilio diferente. Eles enviam a refeição em recipientes não descartáveis e então depois que você consome a refeição, deixa os recipientes em cestas do lado de fora da sua porta e depois de algumas horas o entregador passa novamente para buscá-los sem nenhum custo adicional.
- É comum que os jovens ajudem idosos, sendo eles conhecidos ou não, a carregar sacolas e atravessar ruas e subirem escadas.  Se um lugar é reservado a idosos, grávidas ou deficientes, ninguém que não se encaixe nessa categoria vai ocupar esses lugares, não importa o quão lotado o local esteja e se você ocupar provavelmente alguém chamará sua atenção. Na verdade nem é um talvez, alguém te dará uma bronca sem sombra de dúvidas! O mesmo vale pra quem fala alto, se você fala muito alto na rua, alguém chama sua atenção, exceto idosas, elas tem carta verde pra gritar em público.
- Nem a polícia usa armas. Quero dizer, policiais de alta escala e função sim, mas os policiais comuns, os que seriam equivalentes ao nossos policiais municipais, civis e a maioria dos militares, não.  Criminalidade na Coréia é muito baixa, você pode andar na rua as 2h da manhã com sua carteira cheia de dinheiro e se sentir completamente seguro. Você não tem tempo pra pensar em cometer crimes estando 16 horas na escola e com marcação cerrada dos pais e professores.
Esse video mostra através do filme “My Sassy Girl” (estou falando do original, coreano, e não dá versão americana feita em 2007/08) um pouco da cultura sul-coreana.
- Proximidade com os professores. Considerando que os alunos passam muito tempo na escola, os professores tem a mesma autoridade que os pais e é comum que os alunos almocem junto com eles e conversem com eles sobre coisas pessoais.
Semana que vem na tag #Kpop101 vamos falar sobre o processo para se tornar um k-idol e as principais agências/gravadoras sul-coreanas.
Abraço de Urso

0 comentários:

Postar um comentário



Dryelli, 24 anos, Maringá, PR